top of page

ARTIGOS

#23 Cafeína e o café
AdobeStock_490115774.jpeg

A cafeína é considerada um estimulante que tem o efeito de nos manter em estado alerta, com foco e concentração. Está presente em diferentes bebidas como o café, chá preto, no chá verde como também no chocolate.Quando consumida, ela entra na corrente sanguínea e começa a ter efeito após 15 a 20 minutos. Esse efeito varia de pessoa para pessoa e pode durar de 2 a 8 horas.

 
O Café tem mais de 1.000 compostos, sendo alguns deles anti-inflamatório. Vários estudos relacionam o café redução de riscos de doenças do coração, diabetes, doenças do fígado e tipos de câncer, lembrando que se colocar açúcar e leite pode alterar seus benefícios anti-inflamatórios (Harvard Medical School, 2021).


Uma revisão publicada no British Medical Journal encontrou que os melhores resultados no consumo de café é 3 xícaras diárias. O interessante é que o café descafeinado também mostrou benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares.

Quanto de cafeína consumimos?

Quais são os benefícios da cafeína?

 

Sem dúvida, um dos maiores benefícios é o prazer de consumir uma xícara de chá ou de café para nos manter atentos logo pela manhã antes de irmos para o trabalho ou em noites longas além dos benefícios para a saúde.


A cafeína presente no café, chá preto, no chá verde como também no chocolate contêm polifenóis que são um grupo de alimentos antioxidantes encontrados em alimentos coloridos como as frutas, vegetais, chá, café, temperos, chocolate escuro e vinho tinto.


Os polifenóis têm o papel na prevenção de doenças cardiovasculares, doenças neurológicas e diabetes (Scalbert et al.,2005). Possivelmente o consumo de cafeína esteja associado a um decréscimo do risco de Parkinson (Costa et al., 2010), enquanto chá verde potencialmente seja benéfico na redução de risco cardíaco (Pang et al., 2016. Mais estudos são necessários para confirmar, essas associações.


A cafeína também pode ter benefícios na perfomance esportiva, reduzindo a fadiga (Doherty and Smith, 2005) e potencialmente aumentando a força muscular. Isso é sempre usado em benefício dos atletas, tanto é que a cafeína, na forma em gel é usada pelos atletas durante sua prática esportiva. 

​

​

Existe aspectos negativos da cafeína

 

Apesar dos benefícios da cafeína, é interessante comentarmos quando ela não é conveniente à sua saúde:

Na gestação não é recomendado o consumo mais do que 200mg de cafeína por dia, porque um alto consumo de cafeína está relacionado a aborto (Poole et al., 2007);
Se você sofre de ansiedade ou pânico (palpitações, irritabilidade, indisposições estomacais) pode não ser bom seu consumo e seria bom cortar a cafeína;
Se está com palpitações seria bom avaliar seu consumo;
Se sofre de insônia e dificuldades nesse sentido seria interessante ou diminuir ou excluir completamente (mas gradualmente) por algumas semanas e sentir se surtiu alguma diferença no seu sono, sabendo que essas coisas podem variar com o tempo;
O consumo de cafeína pode variar sua tolerância, você pode precisar de mais quantidade com o tempo para surtir o efeito desejado. Se você sofre de cansaço e precisa de cafeína pela manhã e em maior quantidade seria bom discutir com seu profissional;
Se você tem pressão alta, a cafeína pode aumentar levemente a pressão. É recomendado que seu consumo seja entre 200-300mg/dia, isto é entre 2 a 3 expressos. Mais estudos são necessários para ser dado uma resposta definitiva sobre esse assunto;
Se você tem osteosporose/osteopenia, ou se tem risco de sofrer, é bom limitar o consumo de cafeína porque potencialmente interfere na absorção do cálcio, particularmente quando ingerido em grandes quantidades (Wikoff et al., 2017). A solução seria o consumo em moderação (não mais que 400mg/dia, que equivale a 3 expressos por dia) e incluir fontes de cálcio na sua alimentação. 

 ALGUNS PONTOS PARA CONSIDERAR QUANDO CORTAR A CAFEÍNA 

​

Cortar radicalmente a cafeína pode desencadear dor de cabeça e cansaço para algumas pessoas. Por isso, é recomendado que seja feito de uma maneira gradual (1 xicara por dia a cada 4-5 dias).

​

Qual a medida certa?

 

#1 Moderação é provavelmente a medida certa. Para o consumo de café o recomendado seria de 1 a 3 xícaras de 60 ml ou de 2 a 4 xícaras de chá preto (talvez incluir chá verde por dia) para a maioria das pessoas. Algumas pessoas conseguem tolerar mais que outras, e outras nem tanto. Não existe uma única regra para todos. Observe seu corpo e veja aquilo que cai melhor para você.

 

#2 Para algumas pessoas cortar cafeína totalmente – ou por um período pequeno seja melhor, mas é recomendado que seja gradual (já mencionado acima).

​

#3 Se você gosta do paladar do café e do chá, procure a versão descafeinado e procure também por chá de ervas (esse último não tem cafeína).

​Fonte: Rosamund Yoxall por Amelia Freer

bottom of page