top of page

ARTIGOS

#9 COVID-19 – Perda do paladar & olfato e como recuperá-los
Perda do paladar e do olfato e como recuperar- COVID-19_edited.jpg

Estudos mostram que 80% das pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus relataram alterações no olfato e no paladar. No Covid-19, a anosmia pode permanecer por dias ou meses mesmo após o desaparecimento de outros sintomas.

Quem já passou por isso sabe o quanto que a perda do paladar e do olfato incomoda. Embora ainda não haja um tratamento médico que trate a anosmia, há exercícios, ingredientes e hábitos que podem ser adotados para tentar restabelecer esses sentidos.

Treinamento olfativo 

 

Entre os métodos possíveis para tentar recuperar o olfato e o paladar, o treinamento olfativo é um dos principais. Ele consiste em cheirar óleos essenciais para estimular as células receptivas e a comunicação com o cérebro.

Os aromas sugeridos são: rosa, eucalipto, limão e cravo. Cada essência deve ser inalada por dez segundos, com intervalo de 15 segundos entre elas. O treinamento deve ser feito duas vezes ao dia durante 24 meses.

Se for difícil conseguir óleos essenciais, aí vai uma boa notícia: é possível fazer o treinamento olfativo com ingredientes que temos em casa. Café, cravo, baunilha, menta (vale usar a pasta de dente!), vinagre e tangerina são alguns bons exemplos.

Da mesma forma, podemos estimular o paladar. Basta diversificar os gostos nas receitas – tente usar os cinco: salgado, azedo, amargo, doce e umami. Assim, o sentido pode ser recuperado em dez dias. Boas soluções para esse exercício são um pouco de limão na água, chá de boldo para o amargor, uma solução de glutamato monossódico em água e tomate.

A mastigação como aliada

Mastigação é mais do que morder e triturar os alimentos. Ela é a primeira fase do processo digestivo – os alimentos devem ser bem mastigados para que as partículas sejam expostas ao suco gástrico e às enzimas, que vão digerir a comida e absorver os nutrientes de maneira saudável e eficaz.

Mas mastigar bem não é importante apenas para a digestão. Uma boa mastigação nos dá sensação de maior saciedade, e os sabores dos alimentos ficam mais intensos.

Essa é outra arma contra os sintomas deixados pelo novo coronavírus: mastigue bem os alimentos, para liberar todo o sabor. Em todas as refeições, o ideal é mastigar pelo menos 15 vezes antes de engolir e descansar os talheres no prato entre cada porção de alimento ingerido. Esse treinamento também vai contribuindo para a melhora dos sintomas deixados pela Covid-19.

Fonte: ebook Clínica Einstein COVID - Imunidade, Olfato & Paladar, com receitas de Tutu Galvão Bueno.

bottom of page