top of page

ARTIGOS

 #16 Leitura de rótulo
AdobeStock_279371760.jpeg

Posso ou não posso consumir esse alimento? Essa dúvida e outras dúvidas são recorrentes para aqueles que buscam uma alimentação saudável.


Quando vamos às compras, quase sempre nos deparamos com as armadilhas da indústria dos ultraprocessados* e não sabemos como proceder com a enxurrada de novos produtos nas prateleiras. A melhor recomendação que dou é a leitura dos rótulos e da lista dos ingredientes. Lá você encontra todas as informações que precisa para saber se aquele alimento é ultraprocessado*, portanto se vale a pena o seu consumo.


Ou seja, na embalagem pode estar escrito "integral, orgânico, caseiro, feito com tais, tais ingredientes", mas se na lista de ingredientes tem nomes como “aromatizante, realçador de sabor glutamato monossódico e outros”, o produto não passa de imitação de comida. A partir do momento que o alimento foi feito na fábrica, ele já não é mais caseiro!


O importante é sabermos usar bem aqueles produtos que a indústria pode nos oferecer e recusar aqueles que não nos favorecem, para tanto vamos estar atento ao rótulo!!!!!! O problema não são os ingredientes industrializados, mas a comida ultraprocessada.

​

Aqui dou algumas dicas:

​
 DICA 01 
Quais são os melhores alimentos?
São aqueles que não têm rótulo. 

​

Na hora de fazer suas compras, dê preferência aos alimentos in natura e minimamente processados, que devem ser a base da nossa alimentação, aqueles alimentos que não têm lista de ingredientes. Exemplo: legumes, verduras, frutas, tubérculos, feijões, grão de bico, lentilha, castanhas, especiarias, ervas, aves, pescados, leite, ovos, água, macarrão, refrigerados ou congelados. Pense nos alimentos da feira (in natura). Pense no arroz e no feijão (minimamente processados). São alimentos industrializados, embalados, mas sem lista de ingredientes, porque dentro do saco de arroz, por exemplo, tem apenas arroz. O mesmo vale para o feijão, para o café, para o leite e para mais um sem-fim de ingredientes.

​

​

 DICA 02 
Leia a lista de ingredientes.
Não se distraia pela beleza da embalagem.

​

O que adianta o suco de uva que você compra ser orgânico se, ao passar pela indústria, ganhou adoçantes, conservantes e outros aditivos químicos que formam a “caixinha orgânico, sabor uva caseiro"? Vai ser um produto ultraprocessado do mesmo jeito. Não caia nessa armadilha.


A lista de ingredientes, nos protege e podemos ignorar a propaganda da embalagem e se concentrar apenas na lista de ingredientes na decisão da compra.

 

​

 DICA 03 
Verifique os aditivos químicos, se eles estão presentes no produto

​

Um alimento ultraprocessado utiliza aditivos, espessastes e outros geralmente para que aumente seu tempo de prateleira, maior do que duraria um alimento de verdade. Então, deixe o produto lá mesmo, no supermercado. Isso vale para pratos prontos, como lasanha congelada, mas também para refrigerantes, iogurtes adoçados (melhor aquele iogurte que tem apenas 2 ingredientes (o leite e o fermento), pão de fôrma, temperos prontos, como caldo em cubinhos, entre outras escolhas que não nos damos conta quando compramos.

​

 

*Ultraprocessados são formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas) derivados de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amido modificado) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão (corantes, aromatizantes, realsabores de sabor e vários tipos de aditivos usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes). Técnicas de manufatura incluem extrusão, moldagem, e pré-processamento por fritura ou cozimento.

 

Aprenda a cozinhar, e compre bons produtos é o melhor jeito para melhor se alimentar e ter boa saúde!

 FAÇA VOCÊ O TESTE AQUI 

 

(Teste realizado com Rita Lobo e Prof. Henrique Monteiro, um dos idealizadores do Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014).

​

Responda, de 1 a 8, o que para você é comida de verdade e o que é comida de mentira?

 

#1 Macarrão instantâneo

 

#2 Macarrão seco e fresco

​

#3 Tomate pelado (sem aditivo)

​

#4 Molho de tomate pronto

​

#5 Lasanha congelada

​

#6 Filé de peixe congelado (só o filé, sem aditivos)

​

#7 Barrinha de cereal

​

#8 Frutas secas (sem açúcar)

​

​

​

RESPOSTAS
1. Comida de mentira; 2. Comida de verdade; 3. Comida de verdade; 4. Comida de mentira; 5. Comida de mentira; 6. Comida de verdade; 7. Comida de mentira; 8. Comida de verdade.

bottom of page