ARTIGOS
#7 Mindful Eating
MINDFULNESS
Primeiramente é importante falarmos de mindfulness. “Mindfulness é parar e estar presente”. Essa é a definição de Jon Kabat Zinn, responsável pela disseminação dos conceitos de mindfulness no ocidente.
Traduzido em português seria "atenção plena", seria trazer a atenção para o momento presente, sem julgamento ou críticas, com uma atitude de abertura e curiosidade.
MINDFUL EATING
Mindful Eating pode ser traduzido como comer com atenção plena e vem do mindfulness - que atenda os sinais da fome e da saciedade. A atenção plena pode ser considerada uma capacidade inata do ser humano. Como uma criança quando toma um sorvete, ela está totalmente absorvida com a textura, a temperatura gelada, ela age naturalmente sem críticas ou julgamentos.
Ao longo dos anos perdemos o contato ou deixamos de respeitar essas habilidades inatas e somos influenciados pelas experiências externas da vida que nos trazem expectativas, regras, planos, preocupações etc. Nossas experiências alimentares também sofrem essas interferências externas e são influenciadas por dietas, regras ditadas pela mídia, recomendações de profissionais da saúde, e familiares, entre outras.
E como atingir a atenção plena?
A meditação é uma das maneiras para treinar a atenção plena (mindfulness meditation), que é uma forma de meditação com raízes no Budismo, praticada de forma laica (que não pertence a uma ordem religiosa) no Ocidente, com base no formato de Jon Kabat Zinn, muito estudada nos últimos anos sobretudo por causa dos benefícios físicos e psicológicos e de desenvolvimento pessoal.
A âncora dessa meditação é a respiração. O que a meditação propõe é que os pensamentos e distrações fiquem em segundo plano, ou seja, sabemos que estão ali, reconhecemos, podemos aceitar, mas não nos deixamos levar por eles.
Veja os princípios do Mindful Eating e como colocá-los em prática: