top of page

ARTIGOS

#24 Proteína – Qual a quantidade e equivalência
AdobeStock_195217272.jpeg
Para que servem as proteínas?

 

Elas são necessárias para a construção e manutenção de inúmeros tecidos (pele, músculos, ossos e muitos outros) enzimas e hormônios. Se não ingerimos proteínas suficientes, o organismo começa a degradar os músculos para utilizar as proteínas ali presentes. Quando a falta é crônica, os músculos são consumidos cada vez mais pelo próprio organismo e ocorre perda progressiva dos órgãos corporais, cuja massa e atividade são afetados. A produção de enzimas e hormônios também pode diminuir.

A quantidade consumida de proteínas, que são compostas por aminoácidos, deve ser suficiente para cobrir as perdas corporais diárias de uma pessoa saudável, que tenha atividade física moderada. Para adultos que estão com peso adequado, a recomendação atual é ingerir, diariamente, 0,8 g de proteína por kg de peso corporal.

 

Apesar da recomendação diária, pode-se consumir mais ou menos diariamente, desde que isso não seja de forma habitual. Já aconteceu de passarmos um dia comendo mais carboidratos e pouca proteína e não morremos por causa disso. Nosso corpo sabe lidar com os nutrientes.

 

A alimentação vegetariana fornece proteínas e aminoácidos em quantidade e qualidade adequadas para atingir as necessidades do indivíduo, sem ter a preocupação de consumo abundante de leguminosas. Estudos populacionais, não detectaram a carência de proteínas em vegetarianos.

Quantidade de proteínas, cálcio e ferro presentes nos alimentos de origem vegetal, por 100g.

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (2011)

Dieta "plant based"

 

Na dieta Plant based, a substituição da proteína animal deve ser feita, principalmente, pelo grupo das leguminosas. O menor teor de proteínas não é fator preocupante nesse grupo, como veremos abaixo.

Equivalência de proteínas animais por proteínas vegetais

Fonte: Sociedade Vegetariana Brasileira (2012)

Fonte: Alimentação sem Carne, Eric Slywitch

bottom of page