ARTIGOS
#13 Sono e digestão caminham juntos
Existem muitas evidencias mostrando que nossa microbiota (trilhões de microrganismos que moram no nosso intestino) e o sono estão interligados via eixo cérebro - intestino, e a diversidade intestinal têm grande importância nesse contexto, podendo afetar o tempo de sono e a qualidade dele.
Quando você não tem uma boa qualidade de sono, isso pode afetar a sua microbiota (os microrganismos também precisam descansar), pode provocar inflamação e estressar os hormônios. Por isso, a falta de sono está relacionada a sintomas gastrointestinais particularmente aqueles como a Síndrome do Intestino Irritável. A falta de sono também afeta os hormônios da fome a da saciedade (grelina e leptina) que ajudam a regular o consumo de alimentos quando estamos acordados. Você já notou que algumas vezes bate muita fome quando estamos cansados?
Sono ruim
Estudos comprovam que uma microbiota com pouca diversidade está associada a falta de serotonina, que nós sabemos que afeta os ciclos de dormir e de despertar. Então o cuidar do seu trato gastrointestinal e alimentá-lo muito bem pode ajudá-lo na melhora das questões relacionadas ao sono, assim como na melhora do humor.
Focar em alimentos a base de plantas é um bom começo. Outra coisa é observar outros fatores como o consumo de cafeína, manejo de estresse, higiene do sono, a presença da luz azul, exercícios, uma rotina de preparo antes de dormir, a escuridão no quarto, técnicas de relaxamento e mindfulness.
Existem profissionais que podem te ajudar na melhora da qualidade do sono, fornecendo outras ferramentas como controle de estímulos, estacionamento de ideias, restrição de sono, visualização e app como @vigilantesdosono baixados no seu celular.
Espero poder ter te ajudado a refletir sobre esse assunto tão importante.
Bom sono!